Um ano depois...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um título bem legenda de final de novela né?

Confesso que nunca fui tão preocupada com o dia da minha formatura de graduação, até chegar o grande dia!
Primeiro, aquela dúvida toma conta, será que vale a pena? A dúvida se transforma em certeza quando os colegas/amigos de faculdade realmente se animam com o "grande dia"!


Não quero de maneira alguma ser injusta com minha época de Ensino Médio, mas o 4 anos de faculdade realmente valeram a pena!

Eis a grande decisão a ser tomada! Qual será sua profissão? Ou, o que você quer ser quando crescer?

Ainda chateada com o fato de não conseguir prosseguir com a minha "carreira" na ginástica olímpica, gostaria de estudar algo que se aproximasse do esporte, no caso Educação Física.

"Vai passar fome", "Iiiii não vai arranjar emprego", "isso lá é profissão?"
Essas foram algumas das frases que tive que engolir seco e então procurar uma nova opção. Não que eu desista fácil, eu estava completamente perdida.

"Direito, faça Direito, você vai ganhar bem, pode prestar concurso, ser juíza, promotora e blá blá blá"
E lá foi a Laryssa com aquela vontade, três vestibulares e nenhuma aprovação, só não me pergunte o quais eram as questões, só li as menores, a maiores eu fazia "mamãe mandou", as questões que envolviam matemática, química e física alternavam entre a letra C e D (C de Cristo e D de Deus) e a cada prova que eu terminava tentava me imaginar com um Vade Mecum debaixo do braço, aham Claudia senta lá. Pensando bem, um Vade Mecum até que tem suas utilidades, pode servir de degrau se acaso encontrar aquele gato alto demais ou até mesmo pra matar alguém se não cair pra trás antes de arremessá-lo.

O meu pânico na época era perder um ano, na minha cabeça a fórmula era:
cursinho = a perda de tempo².
Foi então que a nota do ENEM me salvou e tive a oportunidade de escolher entre Jornalismo, Publicidade e Turismo. (em nenhum momento da minha vida me imaginei de microfone na mão, "criativa" demais pra um slogan ou viajada demais para cursar Turismo)

Grades curriculares analisadas e decisão tomada! Jornalismo.

1° Ano
O primeiro ano de faculdade foi o mais animador, fotografia, "desconstrução" do olhar, lead, sublead e alguns outros vários tipos de lead, pirâmide invertida e a descoberta do Família Sfiha.

Trabalhos Interdiciplinares - TI
Os trabalhos interdiciplinares nada mais eram que pseudos tcc's com temas estipulados pela própria coordenação do curso, enquanto a maioria enlouquecia atrás de material para o trabalho irritante (assim apelidado por e mim e minha dupla infalível de trabalhos, Verônica Graeser), eu e Verônica assistíamos a maratonas do nosso desenho animado preferido: Billy e Mandy.
À cada T.I. aumentávamos o record, fazíamos o trabalho em 15 dias, uma semana, um dia sem banho, dois, mas de uma coisa eu tenho certeza, aprendemos como nunca! Chegamos até a ganhar um prêmio de melhor T.I. em parceria com Petrini, nosso publicitário preferido.

Professores
Cada um com a sua característica, uns inesquecíveis e outros nem tanto. Pra não ser injusta, citarei apenas situações e sem o respectivos nomes.
Aquele que nos apresentou Terça Insana, o verdadeiro humor dos palcos, aquele do humor fino e inteligente, aquele que me apelidou de "Laraissa", aquele que descreve as fotos dos àlbuns das redes sociais com "aquele..."

Uma professora que no quarto período perguntou: Vocês sabem escrever?

Um professor que só tinha uma camisa, um preta listrada com branco, professor de Marketing, fica a dica.

Uma professora que não aprendeu a ter bons modos quando se veste saia, vestidos...

Outro professor que previu o boom das redes sociais.

Outra que até hoje não esqueceu o cheiro de sangue quando foi fotografar uma chacina num bairro de Curitiba, que nos pediu a resenha do livro mais sem pé nem cabeça que existe A Câmara Clara de Roland Barthes, se bem que conseguimos absorver o puntum e o spectrum.

Professor com mania de segurar a garrafinha de água.

O professor que usava "daí você pega e..." em todas as suas frases e arrancava suspiros das meninas com sua voz num simples Boa noite pessoal.

Alguns outros, mas não poderia deixar de citar o Fofinho, sim, aquele que até festa surpresa ganhou e nos convidou para degustarmos o seu sanduíche de peru. "Professor Fofinho é do %#@*%%## ou não é?"



Amizades
Assim como os professores, cada um mais diferente que o outro.
O curitibano orgulhoso (pleonasmo?), que se tornou um dos melhores amigos.
A curitibana mineira companheira de todas as coisas mais toscas possíveis e imagináveis, mas que sempre sempre terminava em gargalhada.
As meninas sempre acompanhadas, mas que tiraram um tempinho para uma noite retrô dançante.
E a amiga mãezona que tinha resposta pra tudo, sempre.

Dividíamos algumas aulas com o pessoal de publicidade, que na época pelo menos eu, não curtia muito, aquela coisa tipo 5° série, que hoje em dia já passou.

Trabalho de Conclusão de Curso o tal do TCC
Depois de três anos de T.I. onde os temas eram decidos pelos professores, agora era nossa vez! Cada um com seu assunto preferido na ponta da língua, então era hora de arranjar um parceiro, ou não.

Já nas últimas e sem muita expectativa com o trabalho eu a minha amiga mãezona resolvemos unir forças e concluir a graduação. Passamos por poucas e boas, utilizamos biblioteca de faculdades alheias, comemos muito cachorro-quente, tomamos muita Coca-Cola, nos divertimos horrores com a sessão de fotos com titis e por insistência do orientador resolvemos inscrever o trabalho no Prêmio Sangue Novo de Jornalismo. Sem muita expectativa fomos a entrega do prêmio, ouvimos o terceiro lugar ser anunciado e logo pensamos: tem 4° lugar e nós não estamos sabendo? O segundo lugar foi anunciado e...como assim? 1° lugar, ficamos em primeiro lugar, enfim, todo o esforço valeu a pena.



E tudo que passamos resumimos durante os discursos na colação de grau e extravasamos no baile de formatura. Os dias 18 e 19 de fevereiro de 2010 jamais serão esquecidos por mim! Obrigada família, amigos e colegas de classe.

2 comentários:

Karin Clemente disse...

Ahhhhh Lary!
Não vou deixar minha companheira de TCC, de Família Sfiha (quando vamos de novo?), de Coca, de aventuras de carro ir embora! Vc fica, e pronto!
Amei o post, to chorando aqui pra variar!

Unknown disse...

ADOREIIIII
Mto bom... que saudades de tudo!!!