POLÍTICA E ELEIÇÕES: NEM TUDO É CHATICE!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008


"Papo Universitário", é uma roda de debates onde estudantes e especialitas conversam sobre diversos assuntos. O projeto é iniciativa do Jornal Gazeta do Povo que também conta com o apoio do Instituto RPC.


Neste último dia 17 o assunto foi: Política e Eleições:nem tudo é chatice. Com a participação de Eduardo Aguiar; jornalista da Gazeta responsável pela cobertura das eleições 2008, Eloi Zanetti; consultor em marketing e Renato Perissinotto; professor de ciências políticas do departamento de Ciências Sociais da UFPR.


Cada um dos convidados tinham um tema de partida, o jornalista por exemplo deveria falar sobre os desafios da cobertura jornalística. O que aconteceu, mas não com a devida ênfase. Quando o cientísta político declarou-se a favor do voto obrigatório e em seguida perguntou se alguém não votaria se o voto fosse não obrigatório, uns 3 ou 4 levantaram a mão junto com Eloi, "o marketeiro", que inclusive na sua primeira participação disse: "Eu não entendo nada de marketing político". Sobre seu tema, Eloi comentou que o marketing engessa o candidato, o que acaba tirando a espontaneidade e gerando a mesmice.


Estudantes de vários cursos estavam presentes no evento, Jornalismo, Ciências Políticas, Direito e alguns curiosos digamos. Sendo assim as perguntas foram bem direcionadas com uma pitada de exposição de ponto de vista eu diria, como por exemplo:"...na matéria de matemática as crianças devem aprender a calcular os gastos da cidade...deveriam jogar uma bomba em Brasília...". Acho que amenizei ao dizer exposição de ponto de vista não?


"Política é um assunto que as pessoas já têm uma certa rejeição, principalmente em Curitiba", afirma Eduardo Aguiar, que acrescentou dizendo que a cobertura das eleições é mais tranqüila no jornal impresso, na tv e no rádio os candidatos são amarrados pelo tempo, "Ninguém consegue fazer juízo de ninguém em 2 minutos", o que acontece nos debates televisivos.


Com quase 20 anos de Eleições Diretas, Renato comenta que o Brasil melhorou e muito! E se você pensa que o Brasil é o único país que possui esta apatia política, está muito enganado merrrrrmão! "A falta de interesse na política, existe em vários países, Estados Unidos, Alemanha..."


Ao final do evento, me perguntei e a parte de que Nem tudo é chatice? Onde está?


Foto disponibilizada pelo site: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/papouniversitario/confira.phtml


PS: Não estou aqui dizendo que não devemos nos interessar por política, mas sim estudar, conhecer, saber do assunto, antes de abrir a boca e deixar falar quem realmente sabe.

0 comentários: